Paris: Eixo Histórico

Os monumentos históricos de Paris podem não ser tão interessante para as crianças quanto as outras atrações para os pequenos, mas constituem um bonito passeio, e sempre é possível encontrar parquinhos.

O Eixo Histórico de Paris (Axe Historique) é um conjunto de importantes pontos e monumentos na cidade, composto pelo Musée du Louvre, o Jardin des Tuileries, a Place de La Concorde, a Avenue des Champs Elysées, o Arc de Triomphe e o Grand Arche de La Défense.

 

Para visitar o Eixo Histórico há que se ter em mente que é tudo muuuuuito grande então, anda-se muito muito muito. Talvez seja passeio para mais de um dia, ou deve-se programar paradas para descanso e lanche (na verdade, o Arco de La Défense é mais longe ainda, e não chegamos a ir).

O  Museu do Louvre (Musée du Louvre), que fica no Palácio do Louvre e é um dos maiores e mais famosos museus de Paris. Nele ficam numerosas obras primas, como a Mona Lisa e a Vênus de Milo. O palácio foi construído em 1190 para ser uma fortaleza medieval contra os Vikings, e hoje é um enorme complexo de prédios. No meio do complexo está a controversa pirâmide de vidro, que fica acima da ala dos visitantes (que é subterrânea). Apesar de eu gostar muito de museus, e de a visita ao Palácio do Louvre ser um passeio muito rico, eu confesso que acho muito cansativo. O museu é absurdamente grande, e são necessários vários dias para ser visto com calma. O quadro da Mona Lisa é pequeno e fica lotado de gente em volta. Com crianças pequenas, então, é um programa bem difícil e cansativo. Fomos uma vez com Clarinha, mas dessa vez resolvemos não ir. Mas fomos visitar seu entorno, ver a pirâmide e o Jardin des Tuileries.

 

O Jardin des Tuileries é o enorme espaço que tem em frente ao Louvre, com lindos jardins projetados e piscinas. Nos dias quentes, fica cheio de gente tomando sol nas cadeiras ou fazendo piqueniques. Tem vários parquinhos espalhados e até um carrossel. Nós fomos em um parquinho bem legal, com um escorrega alto.O Jardin forma um importante eixo histórico e turístico, com o Louvre de um lado e o eixo Place de la Concorde-Champs-Élysées-Arc de Triomph do outro.

 

 

O jardim termina na Place de La Concorde, que é a maior praça de Paris e segunda maior da França. Nela fica o Obelisco de Luxor. Foi palco de acontecimentos históricos importantes. Lá fica a enorme roda gigante, de onde se tem uma linda vista da cidade (falei sobre a roda gigante quando falei sobre as atrações para os pequenos).

 

 

A Place fica aos pés da Avenue des Champs Elysés, a prestigiada avenida de Paris, que é uma das mais famosas e caras avenidas do mundo, com cafés, cinemas e lojas luxuosas. Possui quase 2 Km de extensão. Outrso pontos fanosos próximos ao Champs Elysées são o Grand Palais, o Petit Palais e a Ponte Alexander III (que atravessa o Rio Sena na altura da Torre Eiffel).

 

No alto da Champs Elysées, fica o Arco do Triunfo (Arc de Triomphe), que é um monumento construído em 1836 em comemoração às vitórias militares de Napoleão Bonaparte. Nele, estão gravados, os nomes de 128 batalhas e 558 generais. Em sua base, fica o Túmulo do soldado desconhecido (1920). É possível entrar e visitar o arco, de onde se tem uma bela vista. A entrada custa 12 euros e é gratuita para menore de 26 anos.

IMG_4570
Arco do Triunfo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s